Acesso Restrito

Uso do Carvão

Como é usado

  Energia elétrica 

Atualmente, o principal uso da combustão direta do carvão é na geração de eletricidade, por meio de usinas termoelétricas. Essa tecnologia está bem desenvolvida e é economicamente competitiva. Vale destacar que o carvão mineral não é o único combustível usado para gerar energia: petróleo, gás natural, energia nuclear, hidroelétricas e até o vento e o sol podem ser utilizados.

  Calor 

Diversas indústrias necessitam de calor em processos de produção, tais como a secagem de produtos, cerâmicas e fabricação de vidros. Estas atividades utilizam o carvão mineral na geração de calor.

  Siderurgia 

O carvão metalúrgico é o principal combustível utilizado em um alto forno, local em que é fundido o minério de ferro para a produção do ferro metálico e aço. Cerca de 70% destes materiais são produzidos pelas usinas siderúrgicas e são utilizados na construção de carros, pontes, edifícios, casas, panelas, etc. As indústrias siderúrgicas brasileiras importam mais de 14 milhões de toneladas anuais de carvão metalúrgico, provenientes de países como EUA, China, Austrália e Polônia.

  Saiba mais 

Do gás produzido pelo carvão, pode-se obter fertilizantes, amônia, combustíveis líquidos, lubrificantes, combustível para aviação, diesel, metanol, etc.

  Fonte: Cartilha “Carvão Mineral – Progresso, Conhecimento e Preservação”

Rua Pascoal Meller, 73 - Bairro Universitário - CEP 88.805-380 - CP 362 - Criciúma - Santa Catarina
Tel. (48) 3431.8350/Fax: (48) 3431.8351